Setor de energia tem demanda crescente por profissionais especializados

 

Estudo lista 10 oportunidades para quem quer investir em cursos de graduação na área


 Com o anúncio de uma possível crise hídrica e ameaça de falta de energia no Brasil, as atenções se voltam às instituições e empresas de energia, que possuem papel fundamental no desenvolvimento do País e na qualidade de vida da população. Estima-se que 200 mil profissionais atuam hoje no mercado de energia, um setor em pleno crescimento e que tem uma alta demanda por profissionais qualificados.


 “A demanda por modernização do setor requer, além de investimentos, mão de obra especializada, com foco em eficiência energética e fontes renováveis. A atual crise hídrica só confirma essa necessidade”, diz o coordenador dos cursos de Engenharia da Faculdade Anhanguera, Jads Victor Paiva dos Santos. De olho nessa demanda, o Ministério de Minas e Energia publicou o estudo “Profissões do Futuro na Área de Energia e Implicações para a Formação Profissional”.


 De acordo com o órgão, o objetivo da publicação é “sistematizar a pesquisa da demanda por formação profissional do setor produtivo e da oferta de qualificação por instituições de ensino, realizando uma análise de matchmaking com foco em ocupações futuras prioritárias na área de energia”.


 A análise foi realizada baseada em quatro frentes: geração de energias renováveis, redes inteligentes de transmissão e distribuição, mobilidade elétrica, eficiência energética e resposta da demanda. “O profissional que deseja atuar nesse setor deve estar inteirado das mudanças e tendências do mercado de energia. É um novo perfil, exigindo mais competências e conhecimento em novos modelos de negócios e gestão energética”, avalia o professor. “Certamente é um cenário promissor, com remuneração atrativa. Quem apostar nesse setor não vai se arrepender da decisão”, conclui.


 O estudo listou 10 profissões do futuro e suas formações na área de energia. Confira!

 1. Gestor de Regulação e Políticas Públicas (Engenharias, Administração e Direito)

2. Analista, Especialista e Gerente de Inteligência de Mercado (Engenharias e Economia)

3. Especialista de Gestão Energética (Engenharias e Arquitetura)

4. Gerente de Infraestrutura de Recarga e Instalação de Eletropostos (Engenharias: Civil, Elétrica e Automação; e Administração)

5. Consultor de Novos Negócios (Engenharias)

6. Engenheiro Automotivo (Engenharias: Elétrica, Mecânica, Automação e Automotiva)

7. Especialista de Operação de Redes (Engenharias: Elétrica e de Energia)

8. Analista e Gerente de Frotas (Engenharias: Transporte e Civil; e Administração)

9. Analista e Gerente de Projetos (Engenharias: Elétrica, Mecânica e Automação)

10. Desenvolvedor de Aplicações (Engenharias: Elétrica e Automação; e Computação)

 


Sobre a Anhanguera 

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: anhanguera.comblog.anhanguera.com.

 

Sobre a Kroton

A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em 1.221 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.673 polos de ensino a distância e mais de 817 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos