Detran comemora 13 anos da Lei Seca com educação e fiscalização



Campanha na mídia também vai reforçar a mensagem "Beber e dirigir merece uma resposta seca: Não"


Fotos: Zélia Ferreira.

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal preparou uma série de atividades educativas e de fiscalização para comemorar o 13º aniversário da Lei Seca, com o objetivo de que pedestres, ciclistas, condutores de veículos automotores e passageiros se lembrem dos riscos que a ingestão de álcool representa à vida no trânsito.

"Nosso papel é zelar pela segurança do trânsito, preservando as vidas de todos aqueles que circulam pelas vias do Distrito Federal. Por isso, ações de educação, inclusive na mídia, pretendem sensibilizar a todos da importância de não misturar, em hipótese alguma, bebida e direção", destaca o diretor-geral do Detran, Zélio Maia.

O diretor ainda lembra que, "para aqueles que insistirem em conduzir veículo sob a influência de álcool, resta a ação da fiscalização de trânsito, que está com um cronograma de blitzes reforçado neste mês em que a Lei Seca completa seus 13 anos de vigência".

Educação
De quinta (17) a domingo (20), das 10h às 21h, educadores de trânsito estarão com um estande montado na Praça Lúcio Costa, em frente ao Shopping Conjunto Nacional. Serão realizadas palestras educativas com orientações aos pedestres, ciclistas e condutores sobre os riscos da combinação de bebida e direção e as consequências para a sociedade. Os participantes poderão utilizar óculos de simulação do efeito de álcool e outras drogas para melhor compreenderem os riscos que estas substâncias trazem à segurança das pessoas que transitam pelas vias da cidade. A ação contará também com a participação de uma dupla de Repentistas e Mímicos, além da distribuição de material informativo sobre o tema.

Outras ações estão programadas para acontecerem em escolas, com apresentação teatral, e nas ciclovias das cidades, dentro do Projeto Bike em Dia. "É muito importante destacarmos os riscos do álcool também na condução de bicicletas e aos pedestres, de forma geral", enfatiza o diretor de Educação de Trânsito, Marcelo Granja.

Fiscalização
As equipes de fiscalização vão intensificar as operações com foco na Lei Seca durante todo o mês de junho. Estão programadas várias ações, inclusive com a participação de outros órgãos de fiscalização de trânsito que atuam no Distrito Federal, como a Polícia Militar, o DER e a Polícia Rodoviária Federal.

Somente neste fim de semana, haverá 10 grandes operações, sendo quatro delas no sábado (19), no dia do aniversário da Lei - duas serão conjuntas com a Polícia Militar, uma de caráter educativo junto com as equipes de Educação de Trânsito e outra com equipes só do Detran.

"Ao abordar um condutor embriagado na blitz, cumprimos nosso papel de impedi-lo de continuar na direção do veículo e evitar que se envolva em um acidente que pode ser fatal para si ou para os demais usuários da via", ressalta o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito,   Lúcio Lahm.

De acordo com o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro, dirigir sob a influência de álcool ou qualquer outra substância psicoativa que determine dependência, é infração gravíssima, penalizada com multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. No caso de reincidência, no período de 12 meses, aplica-se a multa em dobro e abertura de processo para cassação do direito de dirigir.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos