DF está preparado para receber a vacina Pfizer/BioNTech



Ultracongelador vai armazenar na Rede de Frio e servidores da imunização foram treinados para lidar com novo imunizante  


Fotos: Brteno Esack.

A Rede de Frio Central do Distrito Federal está preparada para receber as vacinas da farmacêutica norte-americana Pfizer, produzida em parceria com o laboratório alemão BioNTech. A previsão é que a primeira remessa desse imunizante chegue na capital federal no início de maio. As vacinas precisam ser armazenadas a temperaturas entre -65°C e -80°C, conforme orientação do fabricante.

A Secretaria de Saúde promoveu um treinamento com os responsáveis técnicos das salas de vacina e núcleos de redes de frio regionais. A capacitação tem por objetivo preparar os servidores para o correto manuseio das vacinas e aprimorar as condições de armazenamento, apresentação, preparo e via de administração da vacina, e eventos adversos.

Segundo a chefe do Núcleo da Rede de Frio, Tereza Luiza, "a expectativa da pasta é ampliar os grupos prioritários e conseguir avançar na vacinação, reduzindo assim a hospitalização e os óbitos".

O frasco da Vacina Pfizer/BioNTech contém seis doses. O intervalo entre a primeira e a segunda dose é de 21 dias. De acordo com estudos realizados sobre o imunizante, a vacina garante 85% de eficácia já na primeira dose. No entanto, é necessário completar o esquema vacinal com duas doses.

Armazenamento
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), analisou as exigências de armazenamento da vacina e flexibilizou as temperaturas utilizadas para conservação em baixas temperaturas. O órgão garante que o armazenamento a uma temperatura entre -15°C e -30°C, por um período de até duas semanas, e de -2°C e -8°C por até 5 dias, a vacina não perde a eficácia dos componentes.

Após o prazo de duas semanas as vacinas devem voltar a temperatura recomendada pelo fabricante, entre -65°C e -80°C. O ultracongelador da Rede de Frio Central tem capacidade de 570 litros, e consegue armazenar até 40 mil doses de imunizantes. O aparelho consegue atingir a temperatura de -80°C.

Já nas salas de vacina, as doses ficarão armazenadas entre -2°C e -8°C, que é a capacidade das câmaras frias desses locais.

A Secretaria de Saúde espera ampliar o público-alvo da campanha de vacinação contra a Covid-19 com a chegada dessas doses e ressalta que, no Distrito Federal, não houve interrupção da aplicação de doses como ocorre em alguns estados. O Comitê Estratégico de Vacinação fez todo um planejamento para que não houvesse falta de vacinas para nenhum grupo iniciado com a primeira dose e, até mesmo, para quem precisa completar o esquema vacinal.

Por ADRIANA SILVA, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos