A pedido de Vanderlan, projeto que beneficia universidades Goianas entra na pauta do Senado e é aprovado por unanimidade

Senador atuou ativamente pela aprovação do PLP 266 que trará autonomia administrativa financeira para as Universidades Federais de Jataí e Catalão

A pedido do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), o Plenário do Senado Federal incluiu na pauta e aprovou, com unanimidade dos votos, na sessão semipresencial dessa quarta-feira (16), o PLP 266/2020 que estabelece o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19) e beneficiará cinco universidades brasileiras, entre elas, as Universidades Federais de Catalão e Jataí. Texto segue para a Câmara. 

Desde o início de seu mandato, Vanderlan levanta a bandeira das universidades goianas e vem lutando pela autonomia administrativa e financeira das duas instituições. Em 2020, o senador goiano foi eleito coordenador do grupo de trabalho que atuou ativamente pela busca de autonomia às novas universidades.   

“As Universidades Federais de Jataí e Catalão foram criadas há 30 anos e, desde então, vêm lutando pelo desmembramento de sua universidade mãe que é a Universidade Federal de Goiás. Em 2018 houve o desmembramento e no final de 2019, o presidente Bolsonaro nomeou os reitores e isso já foi uma grande vitória, porém, precisávamos dessa medida para que elas possam atuar de forma autônoma e realizar as contratações necessárias para o seu pleno funcionamento”, disse o senador.     

De autoria do senador Wellington Fagundes (PL-MT), o PLP 266/2020 altera a Lei Complementar 173/2020, e permite a contratação de pessoal, ainda que durante o período de calamidade pública. O Projeto irá beneficiar diretamente a Universidade Federal de Catalão e Universidade Federal de Jataí, ambas em Goiás, a  Universidade Federal do Delta do Parnaíba, no Piaui, a Universidade Federal de Rondonópolis, no Mato Grosso, e a Universidade Federal do Norte do Tocantins.

O senador destacou que, com a aprovação no Senado, a matéria segue para a Câmara dos Deputados e deve ter apoio total dos parlamentares goianos. “A bancada goiana tem trabalhado unida e tenho certeza que será assim também com o PLP 266, que é tão importante para Goiás”, explicou.

Vanderlan agradeceu a compreensão dos colegas e o esforço concentrado de seus pares para aprovar o Projeto. “Eu quero agradecer imensamente aos nobres colegas que se sensibilizaram e entenderam a importância de aprovar o Projeto nesta noite. Em especial, agradeço às lideranças políticas desta Casa e aos colegas Ciro Nogueira, Wellignton Fagundes, Eduardo Gomes e Fernando Bezerra, que fizeram parte do nosso grupo de trabalho e atuaram ativamente por essa causa. Minha gratidão, ainda, ao nosso presidente Davi Alcolumbre por ter incluído esse projeto na pauta de hoje possibilitando, assim, a oportunidade de aprovarmos esse projeto tão importante para o ensino superior do nosso país”, finalizou.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos