ENTREVISTA: Cristóvão Tormin fala sobre a sua gestão em Luziânia

Antenado com a crise que afeta municípios de todo País, seja na educação, saúde, infraestrutura, segurança pública, o governo Cristóvão, em Luziânia, tem arregaçado as mangas e conseguido espantar esse período de dificuldades

O prefeito Cristóvão Tormin (PSD) em entrevista exclusiva ao mais LUZIÂNIA apontou as melhorias e transformações ocorridas nesses três anos de governo (janeiro/2013 a janeiro/2016). Luziânia avançou em todas as áreas, notadamente, na saúde pública, educação, infraestrutura, segurança pública e deu um grande salto em seus programas sociais que estão mudando a qualidade de vida da população mais carente.

mais LUZIÂNIA - Qual o balanço que o Senhor faz desses dois anos e dez meses a frente da prefeitura de Luziânia?
Cristóvão Tormin - Avançamos em todas as áreas e a população é conhecedora disso. Mudamos para melhor a realidade com uma iluminação pública mais eficiente, limpeza urbana, coleta de lixo, além de termos avançado nas áreas de educação, saúde, infraestrutura, segurança pública e implantamos programas de grande alcance social em todo município.

mais LUZIÂNIA - O Senhor falou nas transformações. Me aponte, primeiro, as melhorias na área educacional do município?
Cristóvão Tormin - São muitas. Reformamos e ampliamos todas as unidades educacionais do município, através do projeto escola renovada, com a construção de 200 novas salas de aulas, valorizamos os professores com pagamentos antecipados e manutenção de várias conquistas, adquirimos milhares de carteiras escolares novas, incentivamos os alunos mais carentes com a doação de mais de 25 mil kits escolares por ano. Demos uma guinada na área de educação especial, antes esquecida, que ganhou melhorias em suas instalações e equipamentos. Para facilitar o transporte compramos ônibus, vans e veículos utilitários. E estamos terminando a construção da primeira escola de tempo integral da Região, que próximo ano, atenderá mais de mil novos alunos.

mais LUZIÂNIA - E a saúde pública teve avanço E o hospital regional ainda nem começou a reforma tão esperada?
Cristóvão Tormin - Houve sim, grandes avanços. Construímos uma UPA no parque estrela D’alva. Reformamos e ampliamos sete unidades básicas de saúde já existentes, aumentamos as equipes médicas, valorizamos os profissionais da saúde e promovemos o atendimento público mais humanizado. Estamos construindo a maior quantidade de postos de saúde da história do município, para acabar com os aluguéis, além do Centro de Apoio Psicossocial no Jofre Parada e Centro de Reabilitação no Setor Aeroporto. E quanto ao hospital regional, vamos transferir seus atendimentos para a UPA no parque estrela D’alva e para o hospital do Ingá, para darmos início as reformas e a ampliação. A UPA já está pronta, adquirimos seus equipamentos, e já está em funcionamento.

mais LUZIÂNIA - Com relação a questão de infraestrutura, com andam as obras?
Cristóvão Tormin – A todo vapor. Já resolvemos problemas críticos que há décadas incomodavam a população, como por exemplo: a avenida 05 na divisa do PED VII e Setor Mandú, as crateras do Norte Maravilha e Alto das Caraíbas e a praça da Santa e o bairro de Santa Luzia, que estavam inacessíveis. Além disso fizemos muito recapeamento asfáltico, pavimentação nova, melhoramos consideravelmente as estradas rurais, estamos fazendo galerias de águas pluviais em vários bairros e no distrito do Jardim Ingá. Implantamos também meio fio, recuperamos e ampliamos praças públicas, pontes nas zonas rurais e urbanas, todas na extensão do Rio Vermelho que corta a cidade, além de viabilizarmos recursos nunca vistos para extensão da rede de águas e esgoto. Estamos construindo dois parques ecológico no município.

mais LUZIÂNIA -  O Jardim Ingá é maior que muitos municípios no País. O que o Senhor tem feito pela população local?
Cristóvão Tormin - Sou o Primeiro prefeito a manter um gabinete fixo no Ingá, onde atendo toda as semanas, evitando o descolamento da população para o centro de Luziânia. Além disso, o Ingá hoje é um canteiro de obras. Destaco, a unidade de pronto atendimento a saúde UPA, que será inaugurada ainda no primeiro semestre de 2016, duas escolas padrão século vinte um, dezenas de novas salas de aulas, várias quadras esportivos com algumas delas cobertas, pontes, como a do PED IX, denominada de Aldemir Santana, construção de creches, investimento forte na limpeza, iluminação pública, coleta de lixo, construção de calçadas e pistas de caminhada, e melhorias das condições de trabalho para os servidores, inclusive com a implantação do refeitório na administração.

mais LUZIÂNIA -  Como anda a máquina administrativa de seu governo?
Cristóvão Tormin – Eficiente e bem equipada. Para valorizarmos os servidores, desde o primeiro dia do nosso governo, pagamos antecipadamente os salários, e para dar mais condições de trabalho, adquirimos veículos novos, máquinas e equipamentos. O resultado está aí, hoje temos uma das melhores e mais eficientes equipes de trabalho do Estado, tanto na limpeza, coleta de lixo, iluminação pública, roçagem, tapa buracos e muitos outros.

mais LUZIÂNIA - Uma das questões que mais preocupa, hoje, os municípios de todo País, é a violência. Como o Senhor avalia a segurança pública em Luziânia?
Cristóvão Tormin - A Segurança pública não é competência do município, mas mesmo assim estamos fazendo nossa parte, sem o jogo de empurra, empurra. Isso pode ser constatado ao se enumerar algumas das principais ações adotadas pelo meu governo. Entre elas: o reforço de mais policiais no comércio e nos bairros, a criação do Gabinete Integrado de Segurança Pública, a instalação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania, a criação do Centro Especializado de Atendimento a Mulher, a Patrulha Amiga das Mulheres, a retomada da Patrulha Rural, além de disponibilizarmos vários imóveis para a instalação das policias militar e civil.

mais LUZIÂNIA - E na área social, o que o senhor tem feito?
Cristóvão Tormin - Implantamos vários projetos e programas, destinados principalmente as crianças, mulheres e idosos. Criamos o centro especializado de atendimento à mulher CEAM, fortalecemos o Bolsa Futuro que estava esquecido, fizemos do Pronatec o maior do Estado, e ainda melhoramos vários outros programas, como o Conviver da melhor idade, e o bolsa família. Uma das ações que mais me orgulho na área social é de ter levado todos esses programas para o Jardim Ingá.

mais LUZIÂNIA -  O que o senhor tem feito para a geração de empregos?
Cristóvão Tormin - É um dos principais focos de nossa gestão. Luziânia está se transformado num centro gerador de empresas. Em pouco mais de dois anos, Já conseguimos viabilizar a vinda de dezenas de novas empresas, de pequeno, médio e algumas de grande porte, do que os quase 300 anos de história do município. São empresas que resultarão na geração de milhares de novos empregos e um aumento considerável de receita para o município nos próximos anos.

mais LUZIÂNIA - O Senhor fez uma avaliação bem positiva de seu governo, isso é um trunfo para qualquer prefeito que deseja a reeleição. O Senhor já pensa nisso? Já que a eleição está próxima
Cristóvão Tormin - Não, ainda é muito cedo. Aqueles que antecipam e só aparecem nos períodos próximos as eleições, não estão a serviço da comunidade Nossa obrigação é trabalhar cada vez mais, buscar parcerias e resultados que melhorem a qualidade de vida de nossa gente.



O prefeito Cristóvão Tormin faz balanço positivo e mostra os ganhos para o município. “Implantamos vários projetos e programas, destinados principalmente as crianças, mulheres e idosos. Criamos o centro especializado de atendimento à mulher CEAM, fortalecemos o Bolsa Futuro que estava esquecido, fizemos do Pronatec o maior do Estado, e ainda melhoramos vários outros programas, como o Conviver da melhor idade, e o bolsa família.”

Fonte: www.maisluziania.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos