Seis dicas de Marcio Atalla para tornar atividades físicas um hábito prazeroso

Começar a praticar exercícios pode ser fácil, porém manter a regularidade é essencial para obter bons resultados


A estação mais quente do ano está chegando e é nessa época que muitas pessoas resolvem começar o “projeto verão”. Isso significa dedicar-se intensamente aos exercícios em um curto período de tempo para compensar todo o sedentarismo acumulado. Porém, essa escolha não é a melhor saída. O corpo desejado deve ser o resultado de uma vida saudável e para isso é preciso, portanto, criar bons hábitos.

Assim como as dietas rigorosas podem gerar resultados rápidos, mas não duradouros, esses projetos de curto prazo também resultarão em mudanças apenas temporárias, uma vez que, normalmente, não são levados adiante. Assim, para estar satisfeito com seu corpo e a saúde em dia durante o ano todo, o preparador físico Marcio Atalla dá seis dicas para transformar a prática de atividades físicas em rotina:

1. Preste atenção na alimentação – atividades físicas devem ser acompanhadas de uma dieta variada e equilibrada. “Isso significa não excluir qualquer nutriente da alimentação e prestar atenção na quantidade e na qualidade dos produtos consumidos. O movimento deve ter apelo à saúde e isso significa conciliar os exercícios com um cardápio balanceado, porém completo”, afirma Atalla.

2. Tenha regularidade – nada de se movimentar apenas para o verão! Atalla alerta que os exercícios precisam ser constantes! Não adianta fazer por um curto período e achar que o resultado será o estável: “Seja honesto em relação às suas limitações e rotina. Tenha certeza que você pode exercer a atividade escolhida regularmente de fato para que o exercício se torne um hábito”.

3. Olhe para o ambiente – “Quando o tempo é uma questão restritiva, o ideal é verificar as oportunidades em volta do ambiente, como trocar o elevador pela escada, nadar na piscina do prédio aos finais de semana e usar a bicicleta como meio de transporte até o trabalho. A dica é olhar ao redor e prestar atenção em atitudes simples que podem ser transformadas em mais movimento”, explica o preparador físico.

4. Faça uma atividade que te dê prazer – estar em movimento é essencial, porém, para ser algo regular, também precisa ser prazeroso. As opções são infinitas, basta encontrar uma que realmente te agrade. Pode ser dança, corrida, uma luta, atividade ao ar livre, academia. Enfim, é só escolher o que gosta mais de fazer.

5. Convide um(a) amigo(a) – segundo um estudo publicado pela Associação Americana de Psicologia, pessoas que treinam com amigos têm uma perda de peso maior. Além de ter mais chances de manter a regularidade dos exercícios e, claro, ser mais divertido.

6. Pense nos benefícios – para aqueles dias em que for difícil deixar a cama para ir se exercitar, a dica do Atalla é se lembrar de todos os benefícios que o movimento aliado à dieta equilibrada pode trazer, como aumento da autoestima, longevidade e prevenção de doenças. “Uma pessoa que pratica atividades físicas vai sete vezes menos ao médico do que aquelas que são sedentárias”, finaliza o preparador.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos