Referência em marketing digital no Brasil, Ana Tex vem ao Recife no próximo sábado (14) para ministrar uma palestra com dicas de como alavancar os resultados de empresas, sites e blogs através das redes sociais
Consultora em marketing e professora universitária, ela costuma viajar pelo país para realizar cursos de capacitação e disponibiliza aulas em sua página do Facebook.
A palestra acontece das 9h às 17h, no Hotel Recife Atlante Plaza, e custa R$ 250. As inscrições podem ser realizadas clicando aqui. Em entrevista ao Diario de Pernambuco e BitBlog, ela ressaltou a importância de produzir conteúdo de qualidade para fisgar os internautas.
ENTREVISTA
Pequenas e médias empresas também estão preocupadas com gestão de presença nas redes sociais ou essa prática fica restrita às grandes marcas?
Por serem gratuitas, as (principais) redes sociais são muito democráticas e acessíveis para todos. Mas o pequeno empreendedor e empresas de médio porte geralmente não sabem como administrá-las. Nesses casos, é recomendável buscar conhecimento na própria internet e cursos de capacitação. Hoje existem muitas opções online e presenciais.
Qual a principal dica para as marcas se darem bem nas redes sociais?
As empresas precisam compartilhar conteúdo capaz de gerar valor para o cliente, em vez de disseminar exclusivamente conteúdos de venda, que deveriam ser apenas 20% das publicações. Isso garante mais engajamento e credibilidade, com reflexo direto nos resultados.
Embora sejam essenciais na estratégia de comunicação das marcas, as redes sociais são imprevisíveis. O Facebook, por exemplo, sempre muda as regras do jogo, diminuindo o alcance orgânico. Como lidar com isso?
O ideal é que o empreendedor esteja ciente de que isso acontece e afeta todo mundo, então não é uma desvantagem unicamente para a empresa dele. É preciso separar uma parte da verba com redes sociais para anunciar. No Facebook dá para fazer uma segmentação muito precisa do público-alvo, então até compensa o investimento em publicidade. Mas o conteúdo dos anúncios também precisa ser muito bom, de preferência entretendo as pessoas ou ensinando coisas.
O design é parte importante do conteúdo. Quais as recomendações para fazer um trabalho nas redes sociais que fique visualmente atrativo para o internauta?
A identidade visual precisa ter relação com o conteúdo e o público. Uma prática muito adotada, usar imagens do Google e de outras empresas, deveria ser abolida. Isso pode render até processo por direitos autorais. Se o problema for falta de recursos financeiros, uma alternativa é fazer parcerias. Conheço uma loja de roupas femininas que se uniu a uma agência de modelos e um estabelecimento que vende calçados. Eles produziram fotos com os produtos e ficaram divulgando nas redes sociais, sempre com um fazendo referência à marca do outro nas postagens.
A linguagem utilizada nas redes sociais deve ser a de internet, com expressões e apelo jovial, ou seguir um padrão coerente com os valores e a forma como a marca se posiciona no mercado?
Eu percebo que as marcas tentam se adaptar a essa linguagem da internet, com jargões próprios do ambiente digital e um tom mais informal. Elas já sentiram, por exemplo, que o conteúdo bem-humorado possui mais chances de viralizar. Ao mesmo tempo, é necessário ajustar a linguagem a um meio termo entre o que os internautas querem e como a marca se posiciona. Um exemplo recente é o SBT, que trabalhou bem as chamadas da nova novela para as redes sociais e conseguiu grande repercussão.
Como isso funciona com de empresas ou entidades que necessitam passar uma imagem de austeridade? A Prefeitura de Curitiba faz sucesso nas redes sociais ao optar por uma comunicação bem despojada. Ao mesmo tempo, não é arriscado?
Nesse caso, a equipe que cuida da gestão de redes sociais precisa estar muito alinhada com o poder público. Eu gosto bastante do conteúdo da Prefeitura de Curitiba e várias pessoas de outros estados seguem a fanpage da cidade por conta do diferencial na linguagem. A internet sempre vai trazer riscos, mas acredito que as redes sociais de Curitiba conseguem mais empatia do que rejeição. Também é uma forma de se aproximar do público.
Na sua visão, quais as características das principais redes sociais da atualidade?
O Facebook, pela grande base de usuários, é a mais importante. Mas, para ter um bom retorno, é preciso capacitação e investimento em anúncios. O Twitter é interessante para formadores de opinião e tende a crescer muito com o Periscope, que tem um caráter mais informal. O Instagram possui a maior taxa de engajamento e é propício para marcas muito visuais. O YouTube é o segundo maior buscador do mundo e só perde para o Google. Pode ser uma boa ideia produzir vídeos e incorporar eles em sites ou blogs. Já o Snapchat funciona para mostrar bastidores e faz sucesso entre os blogueiros.
Você observou que o Instagram tem a maior taxa de engajamento, mas ele não permite links clicáveis nas publicações. Isso prejudica a conversão de internautas em leads (potenciais clientes)?
Eu já vi algumas empresas que trabalham com links encurtados no Instagram e eles são customizados para que sejam fáceis de decorar. Outra opção é sempre pedir nas postagens que os usuários vejam o link na descrição do perfil, o único que pode ser clicado nesta rede social. Sou adepta do Instagram e sempre consegui gerar leads, mesmo com esta limitação. Acho que quando a pessoa realmente fica interessada, ela vai buscar o site. Além disso, o Instagram agora permite fazer anúncios com botões que podem mandar para um site.
Como expandir a base de clientes através das redes sociais?
É preciso ter uma estratégia para levar os seguidores e fãs para uma mídia própria, como uma lista de e-mails. Você sempre corre o risco de perder uma conta no Facebook, no YouTube ou no Snapchat. Quando você cria um relacionamento com essa lista, ganha mais autonomia e desenvolve melhor a relação. Existem ferramentas que dão métricas para avaliar o resultado desses e-mails. O monitoramento, no marketing digital, é muito importante.
O marketing digital vai além do cuidado com as redes sociais. Um problema ainda muito comum são sites cuja formatação não facilita a navegação em dispositivos móveis. O que acha disso?
Existe um crescimento muito grande do segmento de mobile e as pesquisas mostram que boa parte das pessoas se conecta pelo celular. Essa questão do site otimizado para o smartphone é superimportante, mas várias empresas ainda não atentaram para isso.
SAIBA MAIS
Participam do evento as blogueiras Aline Fav (Inspiredresses) e Nathália Cansanção (Eu Disse Sim). Elas darão dicas de como conseguiram 100 mil seguidores.
O Facebook recentemente divulgou seus resultados trimestrais. Já são 1,55 bilhão de usuários ativos mensais e 1 bilhão de usuários todos os dias.
Também impressiona os números de usuários mensais do WhatsApp (900 milhões) e Instagram (400 milhões).
A cada dia, oito bilhões de vídeos são vistos apenas no Facebook, uma prova de que o formato consegue bom engajamento.