Dicas caseiras para deixar as roupas brancas mais brancas

Ninguém gosta de ver que as suas roupas brancas já estão encardidas ou amareladas


O portal conversou com a engenheira têxtil Magna Guedes que apresentou alguns truques para manter as roupas “branquinhas”.

“A primeira informação valiosa sobre o processo de lavar roupas brancas é que nunca deve se usar alvejantes que contenham cloro, estes realmente possuem o poder de tirar manchas, mas, devido aos componentes químicos, o tecido pode amarelar e ficar desgastado. Prefira os produtos oxigenados”, orienta Magna.

Confira as dicas:

Leia sempre as informações que estão na etiqueta das roupas, pois lá está explicado o que é necessário para que a peça possa ser preservada, lavada e passada da maneira correta.

É possível, sim, utilizar produtos “caseiros” para branquear as roupas. O bicarbonato de sódio funciona como um detergente, ajudando a eliminar manchas mais difíceis e até diluindo a gordura que fica no tecido e acaba encardindo com o tempo.

O ideal é usar água quente ou morna, para facilitar o trabalho do sabão e do bicarbonato, amolecendo as fibras do tecido e fazendo com que a sujeira se solte mais facilmente.

Outro item muito usado, explica o site, é o vinagre. Este produto serve para branquear, amaciar, tirar odores das roupas, entre outras muitas utilidades em casa.

Ao colocar a roupa de molho, após ensaboar com sabão neutro ou de cocô, uma dica importante é colocar o balde exposto ao sol, não há nada melhor para tirar mancha ou “desamarelar”. No então, é preciso ter cuidado, pois o excesso de sol pode danificar as fibras do tecido.


Magna ainda alerta que o anil foi muito usado para limpar a roupa branca, mas, este produto cria uma ilusão de branco, por isso não é aconselhável o seu uso.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos