Valcenôr Braz coordena InterCâmaras em Luziânia

Assembleia promove em Luziânia a 20ª edição do Programa Intercâmaras

 O município de Luziânia sediou, nesta sexta-feira, 16, o 20º Encontro Intercâmaras (Programa de Integração, Desenvolvimento e Aperfeiçoamento do Poder Legislativo).
O deputado Valcenôr Braz (PTB), no exercício da presidência da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), abriu o evento, às 8h30, na Câmara Municipal local, que estava lotada de vereadores, assessores parlamentares e servidores de Câmara Municipais não apenas da Ride – Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno –, mas de municípios de outras regiões, como Morrinhos, Cachoeira Alta, Damolândia, São Patrício, Vianópolis e Trindade.
Os municípios da Ride que participaram foram os seguintes: Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Valparaíso e Vila Boa. Portanto, num total de 20 municípios, contando com os de outras regiões. 
Primeiro a discursar no evento, o vereador Murilo Roriz (PSD), presidente da Câmara de Luziânia, deu as boas-vindas a todos os presentes. Ressaltou a harmonia dos poderes constituídos no município e cumprimentou a Alego pela realização do Intercâmaras, que considerou uma iniciativa feliz do Legislativo estadual, com vistas a interiorizar suas ações, visando contribuir para o fortalecimento dos Legislativos municipais.
 O parlamentar manifestou a sua certeza de que os vereadores e assessores de Câmaras Municipais sairiam mais capacitados desse seminário para desempenho de seu papel constitucional. Aproveitou a oportunidade para conclamar os vereadores da Ride para se unirem em torno da luta comum do Entorno, que são pelas melhorias em mobilidade urbana, saúde e segurança.
Em seguida, discursou o prefeito Cristóvão Tormin (PSD), que também cumprimentou a Alego pela promoção do Intercâmaras com o objetivo de contribuir para o fortalecimento dos Legislativos municipais. “Trata-se de uma feliz iniciativa, porque vem ao encontro também das aspirações do Executivo, haja vista que não existe Executivo forte sem um Legislativo forte”, frisou.
 Titular da Secretaria Especial de Assuntos Institucionais da Alego, Mariza Barbosa fez uso da palavra. Em nome do presidente da Alego, Helder Valin, ela agradeceu a todos que contribuíram direta ou indiretamente para que o 20º Encontro Intercâmaras fosse coroado de êxito. E colocou-se a disposição de todos os vereadores e assessores de Câmaras Municipais para uso do novo portal da Alego, não apenas para prestações de contas, mas para divulgação de seus eventos. Enfatizou a necessidade de se atualizar os sites para o domínio leg. Agradeceu o apoio da equipe da Diretoria de Recursos Humanos, “sem o qual esse evento não alcançaria o sucesso alcançado”.
Último a discursar na solenidade de abertura, Valcenôr Braz também fez questão de agradecer ao prefeito e vereadores de Luziânia pelo apoio à realização do Intercâmaras na cidade. Destacou a importância do evento para contribuir para uma melhor qualificação do vereador no desempenho do seu papel constitucional. E enfatizou a importância não apenas dos políticos, mas dos servidores públicos de modo geral entenderem o clamor do povo, manifestado através das ruas. “Essa iniciativa da Assembleia, com certeza, atende a esse anseio da sociedade, haja vista que busca preparar melhor o vereador para prestar serviço de qualidade à população e ao seu município. O momento é difícil, mas com trabalho sério vamos superá-lo”, salientou.

Palestras
 Encerrada a solenidade, a mesa foi desfeita e, imediatamente, se iniciou o trabalho dos palestrantes. A primeira palestra foi ministrada  por Luiz Fernando Pires Machado, servidor efetivo do Senado Federal, com um extenso currículo na área de processos legislativos nos âmbitos federal, estadual e municipal, e autor de diversas obras, dentre as quais “Regimentos Comentados do Senado e da Câmara dos Deputados” e “Manual de Redação Técnica-Legislativa”.
Machado ministrou palestra sobre o tema: “Redação Legislativa, a prática do legislador”. Falou da necessidade de se usar a técnica legislativa com palavras certas.
Em seguida, o procurador jurídico e coordenador de Apoio Legislativo da Assembleia Legislativa, José Nicolaus Andraus, e o pesquisador legislativo Miguel Donizete Gusmão Filho, professor universitário, fizeram palestra conjunta sobre o Regimento Interno de uma Casa de Leis. Tendo como base o Regimento Interno da Assembleia Legislativa, os dois destacaram a importância do documento para o fortalecimento do Legislativo, inclusive propondo adequações em nível municipal.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos